29/08/07

Videografias 15 (Franz Ferdinand/LCD Soundsystem)


Não sei já onde li que, a haver uma música deste verão, esta devia ser o "All My Friends", dos LCD Soundsystem. Gosto mais do original - aproxima-se da perfeição (mas o que é isso?) - mas gosto menos do video (apesar de também ser muito bom). Passado pouco tempo, os momentaneamente desaparecidos Franz Ferdinand fazem uma cover. Onde, com LCD, se ouve piano, tocado como se fosse um Keith Jarrett ainda mais speedado, ouça-se, com os Franz Ferdinand, guitarras, new, new wave típico. Há menos escalada - o crescendo emocional de James Murphy torna-se uma harmonia plana nas mãos da banda escocesa. Rocka-se melhor, com estes. Abana-se a cabeça com mais vivacidade, com os outros.
(Pensava apenas colocar o vídeo dos Franz Ferdinand, mas ficam aí os dois. Apenas resta responder a uma questão? O que deu aos FF para fazerem uma cover de uma música tão recente? E parece que John Cale também já andou a versionar a faixa. James Murphy, o novo e excêntrico guru da franja pop do indie, será isso?




(Versão de John Cale aqui.)

[Sérgio Lavos]

2 comentários:

Anónimo disse...

a do john cale é joy division clássico. menos deprimente, é claro. excelente!

Anónimo disse...

Já ouvi a do John Cale - muito boa, Joy Division, claro. E aquele sintetizador alienígena e a guitarra desafinada faz-me lembrar Radiohead.