17/03/07

Manual de conversação


Agora que contamos os dias para a estreia de INLAND EMPIRE de David Lynch (para 5 de Abril), um tempo de reflexão da obra com um Manual de Conversação Lynch-Razão, como se isso fosse possível. O próprio recusa-se a explicar ou a interpretar os filmes que faz, não aprova nenhuma análise psicológica da sua obra, seja análise simbólica, lacaniana ou freudiana. Afirma que com a psicanálise perde-se toda a arte, o mistério, o abstracto, quando o que ele quer é manter o mistério, trabalhar um ponto desconhecido da nossa mente que outros filmes não fazem trabalhar. Portanto, as análises lacanianas de Zizek estão fora de moda, ultrapassadas pelo esquema edipiano, falocêntrico que, no fundo, resume o inexplicável a três intervenientes: sexo, pénis e frustração; e foi com este esquema que Zizek muitas páginas escreveu sobre Lost Highway e a ejaculação precoce de Fred Madison ou o coito interrompido de Pete Dayton ... É um ponto de vista mas, para Lynch, é um ponto de vista que não vê o essencial; o essencial é o ilógico, os recantos escuros, os close-up excessivos, imagens mentais que não levam a respostas nenhumas por mais voltas que se dêem ao argumento. Por isso, bem mais rica é a esquizoanálise anti-edipiana de Gilles Deleuze e Félix Guattari - o cinema de David Lynch é uma arte de sensação e não de explicações. Francis Bacon (sobre o qual Deleuze escreveu Logique de la sensation) é o pintor que mais influenciou Lynch, ao ponto de este querer levar o movimento dos seus primeiros quadros a um extremo tal em que já era cinema e não pintura. A esquizoanálise leva-nos a então a um Manual de Conversação Lynch-Deleuze.
Sem psicanálise, ficamos com Song to the siren de Tim Buckley ( Starsailor, 1970), música que surge em Lost Highway na versão dos This Mortal Coil e que desde Blue Velvet David Lynch pretendia usar mas que, por falta de dinheiro, não o pode fazer na altura. Com esta música cria o tom da transformação de Fred em Pete e da recusa de Pete por Alice - You' ll never have me - e Fred Madison volta ao som do canto onírico da sereia. A pedido dos This Mortal Coil, a música não foi inserida na banda sonora do filme, onde encontramos David Bowie, Marilyn Manson, Rammstein, The Smashing Pumpkins e Nine Inch Nails.

"Song to the Siren"

On the floating, shapeless oceans
I did all my best to smile
til your singing eyes and fingers
drew me loving into your eyes.

And you sang "Sail to me, sail to me;
Let me enfold you."

Here I am, here I am waiting to hold you.
Did I dream you dreamed about me?
Were you here when I was full sail?

Now my foolish boat is leaning, broken love lost on your rocks.
For you sang, "Touch me not, touch me not, come back tomorrow."
Oh my heart, oh my heart shies from the sorrow.
I'm as puzzled as a newborn child.
I'm as riddled as the tide.
Should I stand amid the breakers?
Or shall I lie with death my bride?

Hear me sing: "Swim to me, swim to me, let me enfold you."
"Here I am. Here I am, waiting to hold you."

[Susana Viegas]

Sem comentários: