01/09/06

Aos pares

Gosto do blogue Dias Felizes por - de certeza erroneamente - sentir que quase sou convidado a entrar numa intimidade familiar. Apesar dos vestígios autobiográficos serem minuciosamente dissimulados pelos textos, que quase sempre passam por uma catalogação do gosto dos autores - com a excepção dos contos e aforismos non-sense de Rui Manuel Amaral. Revelar as preferências e os deslumbramentos estéticos é, de resto, estratégia comum a muitos blogues. A constituição de um gosto serve para duas coisas: a definição de uma personalidade, necessariamente distante da realidade; e é um modo enviesado de abrir a porta de casa, procurando outros que sintam o entusiasmo que o autor do blogue sente.
Da mesma forma, gosto de saltar entre dois blogues cujos autores eu imagino partilharem (segredo de Polichinelo) mais que o espaço virtual da blogosfera e comparar pontos-de-vista sobre o mesmo tema, as diferenças e as semelhanças, as mútuas influências. É talvez a minha costela de peeping-tom, ou a falta que me faz assistir a reality-shows na TV, que me leva a ceder a esta fraqueza.
Será que falo da minha experiência neste blogue? Isso, cabe a quem lê adivinhar. Está tudo aqui, nas entrelinhas.

[Sérgio Lavos]

Sem comentários: