Passam hoje dez anos desde que partiu para outras paragens aquele que é considerado, pelas melhores famílias, o mais genial Beatle. Não sei, ninguém pode saber, e pouco importa. All in all, é tudo um sonho. Apenas a maravilhosa claridade da guitarra de George Harrison é real. E eterna.
29/11/11
25/11/11
15/11/11
13/11/11
Monstros
Foi numa noite assim que Mary Shelley, incentivada por Lord Byron e pelo seu marido, Percy Bysshe Shelley, escreveu Frankenstein.
09/11/11
06/11/11
Cinismos
No outro dia, alguém que me conhece mal mas julga conhecer-me pelo que os outros dizem, chamou-me cínico. Senti-me ofendido - com algum dramático exagero, claro. Ele corrigiu para sarcástico. Mais perto. Não sei se o erro se deveu a uma percepção errada do sentido das duas palavras - na realidade, o que eu dissera aproximava-se mais do sarcasmo do que do cinismo. Apurei com a idade essa qualidade, e tento também acrescentar alguma ironia. Cínico, por favor, é que não. Luto diariamente para manter-me um idealista. Mesmo que o mais sensato fosse o cinismo - o cínico está condenado a acertar no que afirma, não chega a acreditar em nada, sai sempre por cima. Sobretudo, não acredita na bondade do ser humano. Eu ainda acredito. Serei talvez um sarcástico ingénuo. Quem diria?
05/11/11
04/11/11
Experience (1)
O relato autobiográfico de Martin Amis, Experience, é um irregular exercício de vaidade auto-depreciativa, uma tentativa de satirizar o seu "eu" jovem e conflituoso, distanciando-se dele no mesmo passo. Os conflitos com Kingsley evoluem em função do precoce ego inchado de Martin e da consequente tentativa de superação do pai. Freud lido à luz da herança artística: o risco de Martin seguir o mesmo ofício do pai é compensado pela distância em todas as outras matérias da vida. Martin implicitamente não aprova o comportamento mulherengo do pai e tanta ser (ou, pelo menos, assim o afirma) um marido melhor. Rejeita as ideias políticas conservadoras (que raiam o racismo em algumas questões) a exibe uma mentalidade progressista (mas não são quase sempre os filhos inteligentes o contrário do exemplo dos pais?). E, à fria e inglesa distância no trato com os filhos que Kingsley nunca deixou de praticar, Martin responde com uma proximidade aberta com a sua descendência.
Não é preciso de dizer que toda esta informação pode ser uma fraude. E a empáfia muito segura de si não esclarece a suspeita. Tirando isso, um estilo vivo, claro e elegante mantém o leitor sempre à tona.
03/11/11
Steiner e Antunes foram os dois passear...
Peço a atenção para este grande texto do Bruno Vieira Amaral. Obrigado.
01/11/11
White Rabbit
One pill makes you larger
And one pill makes you small
And the ones that mother gives you
Don't do anything at all
Go ask Alice
When she's ten feet tall
And if you go chasing rabbits
And you know you're going to fall
Tell 'em a hookah smoking caterpillar
Has given you the call
Call Alice
When she was just small
When men on the chessboard
Get up and tell you where to go
And you've just had some kind of mushroom
And your mind is moving slow
Go ask Alice
I think she'll know
When logic and proportion
Have fallen sloppy dead
And the White Knight is talking backwards
And the Red Queen's "off with her head!"
Remember what the dormouse said;
"Keep your head"
Keep your head"
Subscrever:
Mensagens (Atom)